terça-feira, 14 de agosto de 2007

Cruzeiro mira seqüência de campeão

Com quatro vitórias seguidas no Brasileiro e ocupando o terceiro lugar na classificação, o Cruzeiro sonha com a possibilidade de superar no returno da competição, a seqüência de oito triunfos obtida em 2003, ano em que o clube conquistou o título nacional. Naquela temporada, a Raposa do técnico Vanderlei Luxemburgo era praticamente imbatível em casa e tornou-se, também, uma visitante indesejável.
As duas primeiras seqüências de quatro vitórias do Cruzeiro aconteceram entre a segunda e a quinta rodada e depois da 17ª até a 20ª. As duas maiores séries de triunfos do time, desde que Campeonato Brasileiro adotou o sistema de pontos corridos, aconteceram da 29ª à 36ª rodadas e da 39ª à 46ª (veja quadro nesta página). A Raposa conseguiu resultados importantes com destaques para as vitórias 2 a 1 no Paysandu, placar que garantiu o título celeste, e a goleada por 7 a 0 no Bahia em pleno estádio da Fonte Nova. No ano seguinte, o Cruzeiro não conseguiu registrar tantos triunfos seguidos.
Campanha
Em 2005, a equipe celeste voltou a emplacar uma seqüência de quatro vitórias seguidas entre a 33ª e a 36ª rodadas. No ano passado, o clube fez uma campanha regular e o máximo que conseguiu foi vencer três jogos seguidos contra Grêmio, Figueirense e Juventude. Um ano depois, agora sobre o comando de Dorival Júnior, o Cruzeiro já faz uma campanha que o credencia como um dos candidatos ao título brasileiro. As vitórias no Mineirão contra Botafogo e Internacional, e fora, diante de Sport-PE e América-RN, aumentaram a confiança do grupo para ir em busca do bicampeonato.
De preferência quebrando o recorde de vitórias seguidas. Encerrado o primeiro turno do Brasileiro, a equipe celeste só não tem mais triunfos que o líder São Paulo. Os mineiros venceram dez partidas contra 12 dos tricolores, que no entanto fizeram um jogo a mais. A Raposa, que ainda vai enfrentar o Flamengo em partida adiada por causa dos Jogos Pan-Americanos, no dia 12 de setembro, no Maracanã, terminou o turno com um aproveitamento de 59,2%. Foram seis vitórias em casa e quatro fora.

Nenhum comentário: